quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Ação Social - Teto - Brasil

    Em uma conversa sobre publicação de livros acabei ouvindo sobre essa organização chamada TETO que tem como objetivo construir moradias para pessoas que vivem em situações de pobreza e que não possuem uma "casa" segura para morar. Eu sempre quis participar de algo assim, mas prático e focado em mão de obra voluntária, tenho mais facilidades para usar as mãos do que ajudar em outros sentidos. 

    Entrando no site dessa organização e rolando a barra para baixo, vejo um vídeo que me chama atenção, que é justamente conhecer a fundação e o propósito dela, por meio de alguém que foi beneficiado pela ajuda voluntária. 


  Impossível não se emocionar com o depoimento, principalmente quando ela diz que para o governo fornecer algo é uma luta, mas para votar é obrigatório e se você não for, paga multa ainda. A única forma de mudar o país é começar a modificar nossa própria realidade, não fazer nada, não é uma opção. Seja doando sangue, fazendo coleta de lixo seletiva, ficando em cheches com crianças (amor também é doado), ajudando financeiramente uma instituição, construindo casas, faça algo. 

  Para finalizar, vi essa imagem na página do facebook "pódelua" diz tudo sobre AÇÃO!


sábado, 16 de novembro de 2013

Desafio: Tenha um mês diferente

            A vida é curta demais para viver com um controle remoto na mão e uma tv ligada todas as noites.                 Claro que a televisão faz parte do entretenimento, mas não vamos ficar presos em uma única forma de "diversão" e essa é minha nova proposta pra vocês e pra mim. Quantas coisas ao longo dos anos em nossas vidas tivermos vontade de fazer, mas não fizemos por preguiça? seja participar de aulas de dança, de fotografia, de fazer natação ou artes cênicas, talvez até aulas de pintura, algum esporte radical, talvez nem tanto, mas fazer algo.

                 Como é viver um mês igual ao outro? viver sem experimentar algo novo? eu cansei disso e irei fazer algo em relação e você? vamos nessa? :)


Eu estava procurando uma foto para encaixar bem nessa mudança e veja que na procura encontro esse post do Vitor Campos sobre viver, leiam...vale a pena http://migre.me/gEI2S

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Homens - Compartilhar tarefas de casa

     A maioria das mulheres reclamam que seus maridos não tem comprometimento quando tratasse de tarefas da casa, seja lavar roupa, lavar pratos, passar pano no chão, arrumar a casa, tirar pó e o que mais você pensar sobre. Normalmente a cena que imaginamos é a mulher chegando do trabalho e tendo que preparar comida, dar banho nos filhos, colocar a maquina para lavar e o que for possível fazer em um curto, mais bem curto, período do tempo enquanto o homem está jogado no sofá, descansando e ainda pedindo uma cerveja da geladeira. 

      Agora onde entra o comprometimento com o outro nessa história? onde está o dividir todos os momentos juntos? participar do bem-estar de ambos? pensar no outro e se por no lugar? e a pergunta mais reflexiva de todas, se estão vivendo em um mesmo ambiente, por que não compartilhar a cada dia as tarefas para uma casa mais limpa e arrumada?.

      Talvez seja egoísmo de nossa parte, homens, pensar da mesma forma do século passado e acreditar que isso é tarefa da mulher. Em nosso novo tempo, onde temos quebras dos paradigmas constantemente, o pensamento que deve ser inserido a cada dia é que: Um relacionamento é feito por duas partes, ele não termina simplesmente na conquista, mas sim continua em reinventar o dia a dia, entender as dificuldades e as emoções, partilhar das conquistar, partilhar as derrotas e em conjunto construir um futuro melhor, uma casa melhor, um bem estar melhor.

      O que você está fazendo pela sua mulher? qual foi a última surpresa que você fez? quando saiu com ela para um lugar do interesse dela? quando fez/comprou a comida que ela mais gosta? quando foi que lavou toda a louça e limpou o piso? quando colocou ela em primeiro lugar em sua vida?

      Pense, repense, mude, inove, faça. 



   

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O sensacional discurso do presidente uruguaio

Não preciso dizer nada. Leiam.


“Olá a todos, venho do Sul, esquina com Atlântico e o Prata”,

“Nossa época continua dirigida pela acumulação e pelo mercado. Prometemos uma vida de resíduos e desperdícios”.

“Minha história pessoal, a de um garoto, porque algum dia fui um garoto, que como outros quis mudar sua época, seu mundo, o sonho de uma sociedade libertária e sem classes”.

“No fundo, trata-se de uma contagem regressiva contra a natureza e contra a Humanidade como futuro. Civilização contra a simplicidade, contra a sobriedade, contra os ciclos naturais, e pior: civilização contra a liberdade que pressupõe ter tempo para viver as relações humanas, o único transcendente: amor, amizade, aventura, solidariedade, família”.

“Como se fosse pouco, o capitalismo produtivo, verdadeiramente produtivo, está meio prisioneiro da caixa dos grandes bancos, que no fundo, são o ápice do poder mundial”.

“Precisamos, sim, mastigar muito o velho e eterno da vida humana, junto à ciência, essa ciência que se empenha pela Humanidade e não para se ficar rico”.

“Então, cada um empunha as armas de acordo com seu próprio valor, e aí estamos porque não podemos raciocinar como espécie, apenas como indivíduos”.

“Fazemos diferenciações hierárquicas que, no fundo, minam o melhor que têm as repúblicas, que ninguém é melhor do que ninguém”.

“Defino que, enquanto o homem viva em clima de guerra, está na pré-História, apesar dos muitos artefatos que possa construir. Até que o homem não saia dessa pré-História e arquive a guerra como recurso quando a política fracassa... essa é a grande marcha e o caminho que temos pela frente”.

“Pensem que a vida humana é um milagre, que estamos vivos por milagre e que nada vale mais do que a vida. E que nosso dever biológico é por cima do todas as coisas, respeitar a vida e impulsioná-la, criá-la, procriá-la e entender que a espécie é nosso nós”.


Feira Gastronômica, Cerveja e Ar livre - 29/09/13

   Se tem uma coisa que eu goste de fazer realmente e faço bem feito é comer. E quando vejo um evento gastronômico em São Paulo, na nossa querida Vila Madalena, que reúne os principais chefes e ainda pratos com preços populares, tem como resistir?.

   Acontece nesse final de semana, no domingo, a Feirinha Gastronômica da Vila Madalena, das 11 horas até as 19, e nessa edição teremos degustação de cerveja! \o/ com um especialista para tirar suas duvidas e identificar qual é o tipo de cerveja que mais agrada seu paladar.! 

   



Acesse a nossa página do facebook "The Best of Sao Paulo" e fique por dentro do que 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A falsa segurança de posse, Escolha e o Destino

     
Não confunda individualismo com individualidade. O individualismo corresponde a uma característica doentia da personalidade, ancorada na incapacidade de apreender com os outros e na carência de solidariedade; o conceito de individualidade encontra-se ancorado na segurança e na capacidade de escolhaElza de Figueiredo

      O que é a falsa segurança de posse?. É tudo aquilo que acreditamos friamente ser capazes de controlar, independente dos fatores externos que contribuirão para a afirmação ou negação da nossa "certeza" que é, eu controlo isso ou você, e tudo estará bem. Devemos prestar muita atenção que as palavras utilizadas até aqui não passam de uma realidade criada pela nossa mente, pensar que controla algo, não faz de fato controlar, mas cria um conforto interno e falso de segurança e acabará sufocando você e seu relacionamento com alguém. 

     Para saber se você possui essa falsa segurança, olhe seu relacionamento com alguma pessoa próxima, observe se está obrigando a seguir algo que você acredita ser certo, se está privando a liberdade de escolha ou mandando literalmente não fazer, vestir, sair ou viver a vida de outra forma. Você pode até se sentir seguro, mas isso não existe, pois se algo tiver que acontecer, se alguém tiver que fazer alguma ação, acontecerá, e não há nada que se possa fazer. 

     É necessário entender que há uma necessidade em cada um de ter certa individualidade, uma parte do mundo que o outro não faça parte, algo somente da pessoa e que ninguém possa interferir e deve ser respeitado. Não estou dizendo que não se possa comunicar ao outro se gosta de algo ou não, comunicação é um dos pilares de qualquer relacionamento e fundamental para sua manutenção.

      E individualidade está ligado com a palavra "escolha". Sua vida e história são escritas de acordo com suas escolhas e também com a sabedoria de errar e não seguir pelo mesmo caminho novamente. Mas, você está em uma locomotiva que um dia vai parar, por isso cada passo deve ser pensado bem e sempre em direção ao seu destino.

     E quando falamos de destino, estamos olhando para tudo aquilo que você pode ser, dos seus sonhos de viajar para algum lugar, do seu doutorado, da mudança do mundo ou salvação de si mesmo. Destino é aquilo a ser conquistado e que você deseja de todo seu coração, quando isso acontece você está no meio do caminho de conseguir seu objetivo, pois o universo conspira.

      O verdadeiro amor, ajuda, apoia, motiva, não tem sentimento de posse, dividi as obrigações e os prazeres, compartilha o sucesso e a felicidade e fica feliz pela conquista do outro. O verdadeiro amor, liberta.

 

   





quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Dinheiro, Economia e uma receita de Pão

   Quem nunca ouviu a seguinte frase " Se dinheiro não trás felicidade, dê o seu pra mim" ou a que eu mais gosto "Dinheiro não trás felicidade, manda buscar". Claro que a felicidade não depende somente de dinheiro, mas felizmente ou infelizmente precisamos dele para realizar nossos planos, sonhos, aumentar nosso conhecimento, aliviar o estresse e garantir nossa segurança em um mundo que é movido por moedas. 

   Agora vamos falar em um detalhe que avaliado no dia a dia nem sentimos, mas em um aspecto geral faz toda a diferença em nossas vidas financeiras, chama-se "gastos eventuais" ou traduzindo, aquele cafézinho, o suco de todos os dias, os pães de queijo da vida. Eles são responsáveis pelos rombos no final do mês e a falta de economia no final do ano, vamos demonstrar abaixo uma pessoa que toma café todos os dias fora de casa e compra uma sobremesa a cada almoço.


   As informações acima com o gráfico são para demonstrar o que "não vemos" ao longo do tempo, o que é um pequeno gasto no começo, tornar-se uma grande despesa no final do ano, onde você poderia ter reduzido em 50% o consumo ou até mesmo ter economizado em 100%. No caso, você teria R$ 2.730,00 em sua conta corrente e tenho certeza que esse dinheiro ajudaria, não é mesmo?

   Quando falamos em economia, logo pensamos em algo ruim, um monstro que vai nos privar dos prazeres que o mercado oferece e não é assim que devemos encarar. Economizar no dia a dia é ter pequenos prazeres durante todo o mês, você pode substituir o pão de queijo, por um pão na chapa e falando da sobremesa, trocar por uma gelatina que tem um preço menor.

   Não precisamos cortar radicalmente o que gostamos, mas podemos substituir por alternativas melhores, por preços atraentes e por uma economia saudável, veja agora como ficou nossos gastos.



   Identifique seus pequenos gastos, faça as contas de quanto você gasta com ele no mês e depois no ano e imagine como você pode fazer escolhas alternativas que ajudaram você a ter mais dinheiro no final do mês e sair do aperto. 

   Eu, por exemplo, entre no ramo de gastronomia (nem tanto rs) e estou fazendo pães para tomar no café da manhã em vez de comprar! 

   Receita de pão para quem tiver interesse http://tudogostoso.uol.com.br/receita/9589-pao-caseiro.html


  

terça-feira, 10 de setembro de 2013

O Bom, o Mal e o tal de SAWABONA

   Acabei de ler algo muito bacana que uma amiga enviou e como é uma história, não sei qual é a fonte que elaborou realmente o texto a seguir. 

   Aproveite!

Há uma tribo africana que tem um costume muito bonito. Quando alguém faz algo prejudicial e errado, eles levam a pessoa para o centro da aldeia, e toda a tribo vem e o rodeia. Durante dois dias, eles vão dizer ao homem todas as coisas boas… que ele já fez.
 A tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom, cada um de nós desejando segurança, amor, paz, felicidade.
 Mas às vezes, na busca dessas coisas, as pessoas cometem erros. A comunidade enxerga aqueles erros como um grito de socorro. Eles se unem então para erguê-lo, para reconectá-lo com sua verdadeira natureza, para lembrá-lo quem ele realmente é, até que ele se lembre totalmente da verdade da qual ele tinha se desconectado temporariamente:
 “Eu sou bom”
Sawabona Shikoba!

SAWABONA, é um cumprimento usado na África do Sul e quer dizer:
Eu te respeito, eu te valorizo, você é importante para mim

Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA, que é:
Então, eu existo para você

Livros, Filmes e um Evento

   Ola pessoal que acompanha o blog, desculpe-me o chá de sumiço, aconteceram algumas coisas em minha vida que me deixaram offline, mas está tudo bem e falaremos sobre lições aprendidas em outro Post.  Nesse aqui, indicarei alguns ótimos livros que li nesses últimos meses, filmes sensacionais e outros nem tantos e um evento que acontecerá no final de Setembro que promete muita tinta a lá clipe do Coldplay.

THE BOOK
      
       Vamos começar pelo livro "A culpa é das estrelas" do autor que atualmente está sendo bem reconhecido, John Green. Eu vou começar falando de um conselho meu, quando alguém pede uma indicação de livro e eu cito esse ai, falo o seguinte: Caso você esteja em um momento sensível de sua vida, passando por um momento difícil, esteja depressivo, NÃO LEIA ESSE LIVRO, enterre ele no quintal de casa, tranque em algum lugar inacessível e só volte a tocar a capa dele quando passar esse momento.

       Bom, não foi esse o meu caso, mas quando alguém me pede uma indicação, faço de tudo para que o livro encaixe no que a pessoa está vivendo no momento ou algo parecido. Imagina alguém pedindo um livro de aventura, por que vai viajar pelo mundo e eu logo indico "comer, rezar e amar" ... 

      A culpa é das estrelas é um livro sobre uma menina chamada Hazel, uma encantadora e forte menina que possui um tipo raro de câncer, mas é submetida a um tratamento alternativo que está surtindo efeito.

        Para ajuda-la na luta contra  o câncer, os pais de Hazel pede para que ela frequente um grupo de reunião sobre sobreviventes e pessoas com a doença, a nossa menina Hazel encontra Augustus, que é um dos curados e que presta apoio ao grupo (nem tanto, foi acompanhar um amigo) e praticamente entendemos que a partir desse momento, podemos até sentir nas páginas desse livro, a química que surge entre Hazel e Augustus.

        Durante sua leitura, refletimos o quanto a vida é curta, que 80 anos de vida é muito pouco tempo, que 130 também, aprendemos muito sobre aproveitar nossas oportunidades e que nem tudo que esperamos, acontece. Eu não estou dizendo isso de forma triste ou causando algum spoiler do livro, não há maneiras de fazer isso em "A Culpa é das Estrelas" e ele não é de auto-ajuda, ok?

         Espero que gostem dele :)



THE MOVIE

          Eu sei que estou um pouco atrasado para falar do filme "Intocáveis", afinal depois de ganhar tantos prêmios mundialmente..., mas esse filme deve ser falado, compartilhado e recitado aos quatro cantos.  Na primeira vez que eu ouvir falar desse filme, alguém do mundo da internet estava comentando que é preconceituoso para um filme, estabelecer uma relação de um branco rico contratando um negro pobre como empregado. Sinceramente eu tenho uma visão diferente da humanidade, para mim, só existe humanos no mundo, não distinguo ninguém pela pigmentação da pele, isso é de uma pré-história sem precedentes. 

          E no próprio filme desmistifica qualquer boato sobre racismo e pré-conceito, pois tratasse de uma ótima história, com um banho de interpretação do François Cluzet e Omar Sy e com um final excelente. No começo, vemos Philippe procurando um cuidador pessoal para o problema de saúde que ele tem, ele é tetraplégico, quando aparece Driss que somente precisa dar entrada no seguro desemprego e para que seja liberado o dinheiro, é necessário tentar conseguir um emprego antes (Aqui no brasil também existi essa lei agora) . 

        Philippe gosta do jeito que Driss o tratou, como uma pessoa normal, ignorando totalmente o fato da cadeira de rodas e por isso ele consegue o emprego, sem ao menos saber o que está para fazer. O senso de humor é frequente em cada cena e as piadas não são estilo Zorra Total, mas também temos dramas bem tocantes e situações que podem ser percebidas em nossas próprias vidas. 



                      THE EVENT

       O Holi Fest, festival das cores indiano que comemora a entrada da primeira acontecerá no Parque Villa Lobos no dia 28 de Setembro 2013. Na Índia, além das pessoas jogarem tintas em pó de diversas cores, o dia é acompanhado de muita comida, bebida e musica.


 Para mais detalhes, entre no site http://www.holifestivaldascores.com.br/index.html e fique por dentro das novidades!



   


















quinta-feira, 27 de junho de 2013

O sinal de amor em Libras e o sinal do Rock são iguais?

   Estava eu navegando pela internet a procura de conhecimento (Que nerd!!!) e encontrei um TCC com o seguinte tema "Oralização do Surdo - Uma negação a sua condição de surdo" de Ana Cecília Coutinho (Ler aqui), a autora tem como objetivo apresentar o paralelo histórico entre a descriminalização do portador de deficiência auditiva na sociedade e suas dificuldades em enfrentar a imposição do oralismo ( Ensinar a língua oral ) ou a forma natural que seria o ensinamento de Libras (não a moeda e sim a comunicação por sinais, ok criançada?)
      
     Lendo os capítulos, me lembrei de alguns filmes que ensinava a dizer eu te amo em libras, claro que a expressão do amor é sempre a mais solicitada em qualquer linguá falada ou não. Joguei no youtube "como dizer eu te amo em libras" e apareceu o seguinte resultado:



      Pelo que entendi, essa é uma versão resumida dos três sinais que compõem os gestos "Eu Te Amo",   mas pera ai! esse sinal não é o meu querido sinal de reverência ao ROCK´N ROLL! e um gesto para pedir carona na Highway to hell? e até mesmo entrar no submarino amarelo dos Beatles?! 



      Não, não é. E olha que essa confusão gerou bastante polêmica popular, por exemplo a Xuxa (aquela dos baixinhos) já fez esse gesto de amor em libras e foi confundida com adoradora de satã !  (Eita pessoal viu!). A diferença é que em Libras você deixa o polegar pra fora e no Rock é para dentro!.

Dizem que o primeiro gesto registrado do rock é essa de George em cima da cabeça do Paul? Jonh? (ele está dizendo que alguém é chifrudo, só sei disso!!), mas outros historiadores falam que tudo surgiu com Dio (Vocalista do Black Sabbath) que ao final do show, fazia o gesto para os fans. 

         Dio disse que aprendeu esse sinal de fazer os chifres com os dedos e o polegar para dentro com sua vó que era italiana, ela dizia que aquele sinal servia para espantar os almas do mau. Bom, seguindo minhas pesquisas ela tem razão, pois dizem que a origem nasceu no ocultismo, quem fazia tal sinal era para invocar um demônio do bem que protegia contra os do mau. 

           Seja lá quem fez sua origem dos sinais, desejamos muito amor para todos e muito Rock´n Roll.  

             
























quinta-feira, 13 de junho de 2013

A politica de uma batalha

     


      Atualmente percebo que certos livros de ficção não são somente livros para você ler e esquecer, de alguns podemos tirar várias lições e trazer para nossa vida real. Um ótimo exemplo é o que estou lendo no momento, "A Guerra dos Tronos - As Cronicas do Gelo e Fogo - George R.R. Martin", apesar de ser um livro ambientado em uma idade média e em um mundo totalmente diferente do nosso em questões territoriais, a politica e a guerra que há nele são totalmente "reais". 

        Uma das frases mais aplicáveis do livro é de um general, a frase consiste em dizer que, uma guerra não é travada somente no campo de batalha, mas também fora dele (Politica) e que por mais  que você saiba movimentar uma espada, é necessário também fazer alianças, ter visão para compreender o cenário nos bastidores e o que seu inimigo está fazendo politicamente. 

       E essa batalha é a nossa guerra no dia a dia do trabalho, não adianta somente fazer um trabalho perfeito, é preciso fazer todo um relacionamento dentro do ambiente corporativo, fazer alianças, somar forças e criar meios para que o objetivo comum ou o seu objetivo seja alcançado.   
         
          Quantas vezes você viu uma pessoa que fazia um trabalho medíocre ser promovida no lugar de alguém que sempre se esforçou?. Claro meus amigos leitores que não estou dizendo para fazer algo imoral, anti-ético ou qualquer coisa do tipo, mas infelizmente ou quem sabe, felizmente, a politica está inserida nesse ambiente profissional e normalmente quem sabe melhor utiliza-lá sai ganhando.

          Para finalizar, o básico da politica no trabalho é não entrar em assuntos polêmicos quando tem aquelas discussões de cafezinho, quando for inserido em alguma polêmica onde sua opinião pode ditar o que é certo do que é errado, se for com alguém acima de você ou algum influenciador, fique no muro!, dessa forma você não vai ficar parecendo o chato que sabe tudo e nem o cara que cometeu algum gafe. 

 E viva o mundo organizacional !


          




Ah, os lugares aonde você irá.

Ah, os lugares aonde você irá.

Parabéns! Hoje é o seu dia.
Você irá a Lugares Incríveis.
E está cheio de energia.
Você tem cérebro na cabeça.
Você tem pés nos sapatos.
Você pode seguir na direção que quiser.
Você está sozinho. E você sabe o que você sabe.
E VOCÊ é quem vai decidir pra onde ir.

Ah, os lugares aonde você irá.

Você chegará a um lugar em que as ruas não tem nome.
Algumas janelas são iluminadas, mas a maioria está apagada.
Um lugar em que você pode machucar o cotovelo e o queixo ao mesmo tempo!
Você se atreve a sair? Você se atreve a entrar?
Quanto pode perder? Quanto pode ganhar?
Se você entrar vai para a esquerda ou direita?
Vai até a metade ou nem isso tenta?

Você ficou tão confuso que começa devagar.
Pistas longas e com curvas
E você tem que acelerar.
E anda muitos quilômetros em todo tipo de lugar fútil.
Até que chega com temor a um local ainda mais inútil.
O lugar de espera. Pra gente apenas esperar.
Por um trem que vai partir ou um ônibus que vai chegar.
Ou o avião decolar ou a correspondência chegar.
Ou a chuva passar ou o telefone tocar.
Ou a neve tocar ao chão ou esperar pelo sim ou um não.
Ou um colar de pérolas ou um olhar de relance.
Ou uma peruca com cachos ou uma outra chance.
Todo mundo vive apenas esperando.

Não!
Isso não é pra você!
De alguma maneira você vai acabar de todas aquelas esperas.
Você vai encontrar lugares incríveis onde os grandes caras estão tocando.
Com uma bandeira tremulando ao vento,
Mais uma vez você vai para o alto e avente.
Pronto para qualquer coisa debaixo do céu.
Pronto porque você é desse tipo!
Ah, os lugares aonde você vai. Há muita diversão ainda por vir.

Você ficará muito confuso, mas é claro, você já sabe
Você ficará muito confuso, com tantas aves estranhas que voarão com você.
Então, tenha certeza de onde pisa!
Pise com cuidado e muito tato
E lembre-se que a vida é um grande show de equilíbrio.
Só nunca se esqueça de ser habilidoso e ágil.
E nunca confundir o seu pé direito com o esquerdo.
Você vai ter sucesso?
Sim! Você vai, de fato!
(98 e ¾ porcento garantido)
Cara, você vai mover montanhas!
Então… seja qual for o seu nome…
…você está destinado a Grandes Lugares!
Hoje é o seu dia!

Sua montanha está te esperando.
Então… coloque-se a caminho!

---------------------------------------------------

Trecho do livro "Ah, os lugares aonde você irá" - Dr. Seuss 

Sejam felizes, sejam vocês! 

A loucura de um louco


    Eu não sou somente um louco, pois aquele que admite sofrer de alguma loucura conhece a si mesmo e por isso, não é um louco. Mas, eu sei o que sou e posso dizer com um gosto amargo em minha boca que sou um fracasso. Muitas coisas em minha vida deixei de fazer no meio do caminho, desistir, não tive garra, acabei planejando de forma errada, tomei más decisões e aqui estou eu. 

    Mas, se uma pessoa admite que é louca e não é, um fracassado que admite isso, poderá não ser?. Acredito que a resposta seja sim, desde que a pessoa comece a ser movimentar na vida para buscar realizações, correr atrás de vitórias e estar preparado para chegar e subir as montanhas da vida. Não importa o quanto você tenha falhado, quantas cicatrizes tenha em sua alma, pare o que está fazendo de errado, tudo que está fazendo de errado e comece novamente! 

    Citando algumas frases do livro de Dr. Seuss..., "Você tem cérebro na cabeça. Pés nos sapatos. Você pode seguir na direção que quiser" e somente você pode decidir pra onde você vai! todas as respostas estão dentro de você! reconheça suas falhas, sofra, supere, tente novamente e consiga ! jamais desista de si! 

     Seja feliz, seja você! 

  

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Doando sangue!

    Ontem, doei sangue. Foi uma sensação incrível, saber que estou ajudando alguém com algo que é vital para mim e para a pessoa que vai receber, além disso, algo que pertence ao meu corpo e que pode ajudar outras pessoas, a sensação de dever cumprido, de colocar um sentido em minha vida é algo que não posso descrever em palavras. 

    Para você que está pensando em doar, faça-o. Os procedimentos são simples, irei explicar o pré, o durante e o depois. 

     Pré-doação 

    Antes de tudo, entre no site da fundação pró-sangue e veja os requisitos básicos para doar sangue, nele você terá uma lista completa sobre quem pode e quem não pode. Lembre-se sempre de não tomar bebidas alcoólicas um dia antes, não comer frituras em excesso e no dia da doação estar alimentado com um bom café da manhã.


    Durante a doação 

       Primeiramente eles vão fazer uma ficha cadastral sua, após essa ficha você ira tirar a pressão arterial (aquela maquina que faz pressão no seu braço, sacas?) e um teste de anemia e diabetes, que  é o furinho no dedo, doe nada!. 

       Em seguida, será encaminhado para falar com o médico, ele perguntará sobre seu histórico de doenças, vida sexual e se fez alguma operação, é fundamental não mentir ou esconder alguma coisa, pois você está ajudando alguém e talvez com a falta de alguma informação, pode acabar prejudicando. 

      Aprovado, EBA!, hora de doar sangue, você será colocando em uma cadeira divã hahaha, quase isso e a enfermeira vai orientar sobre todo o processo. Certas pessoas tem medo de dor de agulha, mas juro que não sentir nada, ela até disse que na hora de colocar a agulha eu sentiria uma queimação que seria do anti-coagulante, mas nada ... sem dor alguma, numa boa apertando e desapertando a bolinha 


      Foi rápido, 12 minutos e já estava liberado! só que ... quando tudo terminou, fiquei engraçado rsrs, pelo menos foi essa sensação que tive rsrs, ela deitou a cadeira para eu descansar um pouco mais até me recuperar, isso é normal após a doação de sangue, é fundamental que você diga pra ela qualquer sintoma estranho que está sentindo durante ou após a doação.

  Após isso, hora do lanche!


       Não, não é um desse, rs, para recuperação o local forneceu um delicioso pão com queijo e presunto :D EBA! bolachinhas e suco ! nas primeiras 4 horas é necessário tomar bastante água e fazer todas as refeições do dia! não pode fumar e nem ingerir bebidas alcoólicas. ! 

       Um detalhe importante para ser dito é que, se você for durante a semana, somente se você doar o sangue (processo completo) você recebe o atestado do dia de trabalho, caso seja excluído do
processo, não poderá sair com o atestado. Mesmo assim, os melhores dias, claro, é durante a semana para doação.

        Seja feliz, Seja você! 






sexta-feira, 7 de junho de 2013

Você diz Adeus e eu digo Olá!

   Como a famosa música dos Beatles, "You say goodbye and I say hello", chegou o momento de dizer tchau para duas menores aprendizes aqui na empresa, com essa despedida, não posso deixar de refletir sobre quantas vezes dizemos "Adeus" e quantas vezes sentimos que agregamos algo na vida de alguém,  muito além do famoso "colega de trabalho", estamos nos relacionando com humanos e não podemos deixar-nos contaminar pelas empresas que são frias e sem alma, temos que ser melhores a cada dia, preocuparmos com o bem estar das pessoas e fazer-las evoluir. 


    Eu sempre que posso, organizo um presente para cada menor aprendiz que fecha seu ciclo no departamento, a cada 4 meses. Minha intenção é dizer, de alguma forma, que eles são importantes pra gente, que somos gratos por isso e um desejo de boa sorte . Dessa vez, será uma nova forma de despedida, pois acabou a fase de menor aprendiz, começara uma nova fase profissional, a maioria já iniciou a faculdade e chegou o fim do contrato na empresa, agora é hora deles dizerem adeus. 

    Mas, novos menores aprendizes estão chegando e com isso é a nossa vez de dizer "Olá", de acolher eles e entregar todo nosso conhecimento e fazer-los se sentir como uma equipe, unica.          Não que metade disso não seja uma utopia, afinal, não depende somente de um indivíduo fazer tudo isso, mas possivelmente da missão e da gestão da empresa criar uma cultura de olhe para o lado e passe a vez. 

    Amanhã é um novo dia e novos dias trazem ventos mais fortes ou fracos, chuva ou sol, não depende da gente como será esse dia, mas temos a opção de, como iremos reagir a isso. Se for fazer algo, faça para alguém que precise, agregue valor para as pessoas e principalmente, seja você o modificador de um novo mundo.

    

terça-feira, 14 de maio de 2013

Foto do dia: O beijo mais famoso do mundo - 14/05/13

    Não sei se foi armado ou natural, mas não podemos discordar que foi uma linda foto


"O beijo mais famoso do mundo, marinheiro decidiu celebrar o fim da Segunda Guerra Mundial beijando uma enfermeira em plena Time Square"

TED: O emocionante depoimento de Joshua Prager


Olá pessoal, mais uma vez posto um vídeo do TED, legendado em português! Vale dizer que é sensacional o depoimento de Joshua Prager, que como o nome do vídeo causa um grande impacto em nossas vidas

e com vocês ...

Joshua Prager: À procura do homem que quebrou meu pescoço




Para reflexão: Essa" - escreveu o psiquiatra Viktor Frankl - "é a última das liberdades humanas:decidir que atitude tomarseja qual for a circunstância"


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Câmeras de segurança flagram ações boas :)

Maravilhoso ! muitas das vezes não prestamos atenção na bondade que existe nas pessoas ! O mau somente vencerá se o BEM cruzar os braços




 Ótima semana para todos !

domingo, 12 de maio de 2013

O primeiro pensador e a juventude humana

  


     Tales de Mileto é considerado como o primeiro pensador. Talvez naquela época ou antes, tivéssemos pensadores igual ou melhores que Tales, mas ele foi o primeiro a conseguir distribuir suas ideias e convencer as pessoas sobre sua causa. O que mais destaca-se em sua obra é a defesa da razão e da observação para explicar as coisas que aconteciam e não a utilização dos deuses que a antiga sociedade usava para explicar as coisas como eclipse, tempestades e secas e o comportamento humano.

     Isso foi entre 624 a 546 a.C. e muitos outros pensadores surgiram depois de Tales, mas será que em nosso tempo ainda existe indivíduos que usam a religião para definir o que é um comportamento certo ou errado? sem basear na razão e na pesquisa cientifica para comprovar o que é a felicidade? quais são os meios que podemos definir o que é um comportamento benevolente ou qual é a forma de amor correta? 

     Mas, se vamos ser pensadores realmente, vamos começar dos pontos em que as sociedades morrem de fome, o único sistema que conseguimos sobreviver é o capitalista e não conseguimos pensar em outro que seja efetivamente BOM e REAL do que esse, a educação é um caos, a saúde é desumana, as leis protegem os mais fortes e a sociedade é banal ao ponto de votar naqueles que fodem eles mesmos. 

      O correto é dizer que, a humanidade é muito jovem para entender que as ações no momento refletem por toda a vida terrestre e que as consequências surgiram quando a própria humanidade estiver idosa.  Fazendo essa comparação fica claro que, as coisas pequenas como um homem e seu ciclo de vida e uma coisa sem dimensões como a humanidade e sua existência, não são tão diferentes quanto pensamos. Tudo nasce, cresce, quebra a cara, sofre cicatrizes, aprende, tenta evoluir e morre. Mesmo quando pensadores desde muito tempo, alerto-nos para os perigos eminentes em nosso caminho.

     

Nossas conclusões contra nossa realidade




Essa semana li um texto que cai como uma luva para todos nós, pelos menos em algum momento de nossas vidas, nossa visão não estava clara ao ponto de ver e tirar nossas próprias conclusões baseando em fatos e não em nossos sentimentos, que podem afetar nossa opinião sobre as coisas e pessoas em nossa volta.

Temos uma certa habilidade em transformar o que achamos que está acontecendo e criar teorias da conspiração e acabar moldado nosso ambiente para aquela realidade que não estava acontecendo de fato, mas depois de nossas ações, aquilo tornar-se realidade.

Para exemplificar, imagine que você está trocando de cidade, você morava em um local que todos eram seus amigos, por conhecer a bastante tempo, a maioria das pessoas que trabalham no comércio tratava-se pelo nome. Mas, depois de duas semanas em uma nova cidade, aconteceu um fato chato, você acabou discutindo com o jornaleiro pelo mal atendimento e como ele conhecia quase todo mundo do bairro, acreditou que todos estariam contra você.

A partir desse momento, de uma crença baseada em sentimentos, você acaba mudando seu jeito de pensar e agir, pois acredita friamente que todos estão de complô com você. O que acontece é que, de tanto suas ações serem negativas, você acaba moldando a realidade para aquilo que concluiu no passado. 

Por isso, devemos ficar atentos as nossas conclusões, principalmente se elas forem baseadas em algum acontecimento não muito agradável em que envolva mais de uma pessoa, sua mente pode criar uma realidade que não corresponde a verdade e você pode acabar colocando em risco oportunidades e relacionamentos.

Esse texto foi baseado no trechinho do post "Das Conclusões" de Paulo Coelho, você pode ler a parábola aqui  

segunda-feira, 29 de abril de 2013

"O Retrato de Dorian Gray" de Oscar Wilde."


   É interessante como nossa sociedade ainda trabalha em superar e lidar com temas polêmicos e um desses temas, o homossexualismo, por incapacidade de reflexão, causou a morte prematura desse brilhante autor. Em 1895, após três julgamentos, Wilde foi condenado há dois anos de prisão por "cometer atos imorais com diversos rapazes", é incompreensível como à sociedade demora em evoluir e aceitar que uma pessoa pode ser diferente da outra e isso não será o fim do mundo e que isso, não lhe obriga a dar alguma parte do seu corpo, só por entender e aceitar um novo comportamento social. 


   A Prisão não foi diretamente o causador de sua morte, o que lhe matou foi a meningite. Mas, o tempo e a condenação acabaram com sua criatividade e acredito que morreu por ser incompreendido, como tantos outros em nossa história. No Romance "O Retrato de Dorian Gray" foi uma tempestade em sua época, considerado uma obra símbolo da juventude decadente e de suas criticas à cultura predominante na época, o que mais causou furor foi o conteúdo homoerótico.

(Nota do blogueiro:  Agora ... pára tudo! homoerótico no livro? onde? cadê? eu li já sabendo essa informação, mas não encontrei nada exagerado dentro do livro que possa lhe considerar conteúdo homoerótico, no máximo nossa imaginação pode brincar de ele é ou não é!. Mas essa questão não envolve nem o protagonista. Eu hein. )

    Apesar da citação "fazer critica a cultura predominante da época" essa afirmação pode ser levada a sério até nos dias de hoje. Dorian, segundo relatos de todos, era um rapaz de uma beleza extraordinária, onde todas as damas suspiravam por ele e depois de um acontecimento onde, após seu amigo pintar um retrato seu, ele não envelheceria mais e todas as marcas de sua vida ficaria em seu retrato, ele começa um verdadeiro culto a beleza e a viver a mocidade ao extremo. (lembra-se de narciso?)

    Talvez não tenha sido culpa de Dorian, afinal seu outro amigo Lord Henry foi o responsável por colocar algumas ideias em sua cabeça (Recomendo assistir o filme: A origem "Inception") e foi elas que causou seu idealismo por viver o culto da beleza e do prazer sem realmente se preocupar com as consequências. Fato é que, quantas vezes em nossas vidas nos levamos por ideias implantadas pelos outros em nossa mente? quantas vezes ouvimos que algo não vai dar certo, que o sonho é inviável e que o certo é o que a sociedade faz?.

     A beleza pode ser um ótimo acompanhamento para a inteligência, mas a beleza sozinha, como alvo principal de um objetivo, acaba sendo superficial e sabotadora, os perigos da vida, as oportunidades que são desenhadas no caminho, os relacionamentos interpessoais e muitas outras competências são característico de uma mente preparada.

 Corpo e Mente em Equilíbrio! 

  Para quem quer ler uma das melhores obras da literatura, segundo a lista da BBC, recomendo a leitura.


Tendências x Cultura

     A cultura esta ligada com a história de alguma pessoa, coisa ou lugar que no decorrer de um determinado tempo criou certos comportamentos e conceitos que obedecem uma rotina e que raramente uma força que está dentro desse ciclo consegue quebrar. Por sua vez, a tendência é toda forma de inovação que pode ser aplicada em diferentes campos obtendo resultados positivos e que visa substituir algo ou alguma coisa atual em um futuro próximo. 

      Sempre foi perceptível e mais aceitável diante da sociedade, quando tratasse de tendências voltadas para inovações tecnológicas. Podemos observar uma gama de exemplos como da fita cassete ao  MP3 e agora o armazenamento em nuvens; do computador de casa, ao netbook e temos atualmente os tablets (E não são de chocolate =/ ... ainda ); e agora temos uma tendência que é o Google Glass e o SmartWatch da Sony.

        Mas, infelizmente quando trazemos esses conceitos para dentro do mundo corporativos o que temos são verdadeiras guerras, quem nunca ouviu a história da caneta preta ou do salvamento de arquivos?. Isso acontece pela resistência de profissionais com uma grande experiência dentro da empresa, principalmente na área de diretoria que confronta na maioria das vezes com jovens que trazem novos conceitos para a corporação, mas são repelidos devido a resistência de mudar algo que sempre foi feito assim. 

         No caso, esse texto foi criado para alertar você, individuo que tem problemas, pré-conceitos ou negações em aceitar que, na maioria das vezes, tendências chegaram para ficar. É de necessidade pontual procurar atualizações sobre todos seus aspectos de vida pessoal e profissional, o mundo está em mudança, graduação não é mais diferencial e daqui a pouco intercâmbio também não, o mercado está necessitando cada vez mais de especialistas e inovadores.

          De regra, se expor as novas experiências, ter uma mente aberta e não levar as coisas de maneira pessoal, no sentido de ofensa, poderá abrir grandes portas em sua vida. A pergunta que deve ser feita sempre é, você está certo, de estar realmente certo de sua certeza? viu... já ficou em dúvida :) 



       





quinta-feira, 18 de abril de 2013

Comportamento Sustentável dentro do escritório

Quando eu trabalhava em uma certa empresa de construção, identifiquei que estávamos utilizando uma quantidade absurda de copos descartáveis em todas as unidades da empresa, se fosse colocar na ponta do lápis, estaríamos gastando 99 mil copos por mês e a incrível marca de Um Milhão e Cem Mil copos por ano! 

Com isso, um colega e eu resolvemos fazer um projeto para ser apresentado como alternativa para redução de consumo e impacto na natureza com uma solução para explorar a visibilidade da marca. A solução seria elaborar squeezes com o logo e o nome da empresa para todos os funcionários. Bom, eu sair da empresa e pelo visto isso foi engavetado.

Mas, com o projeto indo pra frente ou não, temos que pensar em formas individuais de redução ou total eliminação de desperdícios para que possamos convencer nossos colegas a ter a mesma atitude. O exemplo positivo tem que ser passado para frente. 

     Veja três ideias sustentáveis para dentro do escritório.
  
      1. Copos Plásticos
      
    Demoram mais de 100 anos para se decompor na natureza, somente nos EUA o processo de produção, distribuição e reciclagem geram poluição comparada a 1,3 milhões de carros! 

      A) Squeeze



      B) Canecas
     C) Copo com o nome






       2. Reaproveitamento de papel 

        Podemos reutilizar o verso do papel como bloco de notas e caso seja preciso imprimir um novo rascunho, nada impede de usar novamente o verso para isso. 

       A) Bloco de nota utilizando o verso


       B) Imprimir frente e verso para rascunho




        3. Desligar monitor quando sair e o computador quando for embora

         Sempre que sair para almoçar ou para reuniões demoradas recomenda-se o desligamento do monitor. Quando o expediente estiver encerrado, desligue o computador! Trabalhei em uma empresa onde a própria diretoria recomendava deixar os computadores ligados, com isso a vida útil do computador dura mais (Que não vai ser tão longa assim, por causa das tecnologias que vão surgindo), mas emite gás carbono e consome energia, então ... desligue-o vai.









quinta-feira, 11 de abril de 2013

Os elefantes em nossas vidas


      Recentemente li um texto do Veríssimo com o seguinte título "Elefante na sala", nesse texto ele cita a convivência de elefantes na sociedade, aqueles animais grandes, fortes, problemáticos (?) e que ninguém quer enfrentar para tirar ele do lugar. Confesso que, primeiramente achei mais engraçado o título e a foto (logo abaixo) e por isso me interessei em entrar no link para conseguir mais um momento de sabedoria.


             
        Inspirado na ideia do texto, decidir falar um pouco dos elefantes que aparecem em nossas vidas e que fazemos a questão de ignora-los. Muitas vezes, por preguiça, falta de tempo, falta de atenção ou qualquer outra coisa que desvie o foco, acabamos esquecendo-se de expulsar o filhote de elefante da nossa sala.

        Por experiência própria, quando estava na faculdade não conseguir focar em entregar as horas complementares de atividades e nem o relatório final, foi um elefante que alimentei e deixei crescer e crescer e quando vi, precisava de uma nova sala para meu elefante J.

        Por mais difícil que seja ou o tempo que será gasto em resolvê-lo, resolva. Problemas, com o tempo ficam maiores e sua disposição menor. As coisas que acontecem no passado você não pode evitar, mas pode resolver com coragem e disposição, perceba que a auto sabotagem está na vida das pessoas diariamente, sua falta de atitude pode agravar ainda mais uma situação chata. 

Aprenda com o passado e não deixe nenhum animal entrar na sua sala, no seu quarto, em sua vida!. Você é o dono (a) do lugar, mostre quem manda, resolva seus problemas e seja feliz. 

Leia também: Live Together, Die Alone

terça-feira, 9 de abril de 2013

Dicas do Tom: TED - Ideias para serem compartilhadas !

     O TED é um site fantástico, onde você pode descobrir pessoas envolvidas em desenvolver diversos temas sobre assuntos que, muitas das vezes, não vamos encontrar nas bancas de jornais, nos sites ou em qualquer outro lugar, pois são especialistas, idealistas e revolucionários que estão falando pra gente, sentados em nossas poltronas, esperando o gatilho para podemos ter ... novas ideias. 


Não se preocupe caso você não fale inglês, no topo do site podemos encontrar a opção "Translations" onde podemos selecionar as legendas em português para melhor entendimento. Devemos agradecer sempre aos colaboradores que estão fazendo isso, eles são uma parte importante em fazer com que, o conhecimento seja livre, esteja em todos os lugares e em todos os idiomas. 



Indicarei dois TEDs que gostei muito e compartilho com vocês



1º Steven Johnson ( De onde vêm as boas ideias ) 

Esse aqui, é imperdível o exemplo sobre as incubadoras!!



2º Mark Bezos: Uma lição de vinda de um bombeiro voluntário

Sem palavras pra esse.