quarta-feira, 12 de junho de 2013

Doando sangue!

    Ontem, doei sangue. Foi uma sensação incrível, saber que estou ajudando alguém com algo que é vital para mim e para a pessoa que vai receber, além disso, algo que pertence ao meu corpo e que pode ajudar outras pessoas, a sensação de dever cumprido, de colocar um sentido em minha vida é algo que não posso descrever em palavras. 

    Para você que está pensando em doar, faça-o. Os procedimentos são simples, irei explicar o pré, o durante e o depois. 

     Pré-doação 

    Antes de tudo, entre no site da fundação pró-sangue e veja os requisitos básicos para doar sangue, nele você terá uma lista completa sobre quem pode e quem não pode. Lembre-se sempre de não tomar bebidas alcoólicas um dia antes, não comer frituras em excesso e no dia da doação estar alimentado com um bom café da manhã.


    Durante a doação 

       Primeiramente eles vão fazer uma ficha cadastral sua, após essa ficha você ira tirar a pressão arterial (aquela maquina que faz pressão no seu braço, sacas?) e um teste de anemia e diabetes, que  é o furinho no dedo, doe nada!. 

       Em seguida, será encaminhado para falar com o médico, ele perguntará sobre seu histórico de doenças, vida sexual e se fez alguma operação, é fundamental não mentir ou esconder alguma coisa, pois você está ajudando alguém e talvez com a falta de alguma informação, pode acabar prejudicando. 

      Aprovado, EBA!, hora de doar sangue, você será colocando em uma cadeira divã hahaha, quase isso e a enfermeira vai orientar sobre todo o processo. Certas pessoas tem medo de dor de agulha, mas juro que não sentir nada, ela até disse que na hora de colocar a agulha eu sentiria uma queimação que seria do anti-coagulante, mas nada ... sem dor alguma, numa boa apertando e desapertando a bolinha 


      Foi rápido, 12 minutos e já estava liberado! só que ... quando tudo terminou, fiquei engraçado rsrs, pelo menos foi essa sensação que tive rsrs, ela deitou a cadeira para eu descansar um pouco mais até me recuperar, isso é normal após a doação de sangue, é fundamental que você diga pra ela qualquer sintoma estranho que está sentindo durante ou após a doação.

  Após isso, hora do lanche!


       Não, não é um desse, rs, para recuperação o local forneceu um delicioso pão com queijo e presunto :D EBA! bolachinhas e suco ! nas primeiras 4 horas é necessário tomar bastante água e fazer todas as refeições do dia! não pode fumar e nem ingerir bebidas alcoólicas. ! 

       Um detalhe importante para ser dito é que, se você for durante a semana, somente se você doar o sangue (processo completo) você recebe o atestado do dia de trabalho, caso seja excluído do
processo, não poderá sair com o atestado. Mesmo assim, os melhores dias, claro, é durante a semana para doação.

        Seja feliz, Seja você! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário