domingo, 12 de maio de 2013

Nossas conclusões contra nossa realidade




Essa semana li um texto que cai como uma luva para todos nós, pelos menos em algum momento de nossas vidas, nossa visão não estava clara ao ponto de ver e tirar nossas próprias conclusões baseando em fatos e não em nossos sentimentos, que podem afetar nossa opinião sobre as coisas e pessoas em nossa volta.

Temos uma certa habilidade em transformar o que achamos que está acontecendo e criar teorias da conspiração e acabar moldado nosso ambiente para aquela realidade que não estava acontecendo de fato, mas depois de nossas ações, aquilo tornar-se realidade.

Para exemplificar, imagine que você está trocando de cidade, você morava em um local que todos eram seus amigos, por conhecer a bastante tempo, a maioria das pessoas que trabalham no comércio tratava-se pelo nome. Mas, depois de duas semanas em uma nova cidade, aconteceu um fato chato, você acabou discutindo com o jornaleiro pelo mal atendimento e como ele conhecia quase todo mundo do bairro, acreditou que todos estariam contra você.

A partir desse momento, de uma crença baseada em sentimentos, você acaba mudando seu jeito de pensar e agir, pois acredita friamente que todos estão de complô com você. O que acontece é que, de tanto suas ações serem negativas, você acaba moldando a realidade para aquilo que concluiu no passado. 

Por isso, devemos ficar atentos as nossas conclusões, principalmente se elas forem baseadas em algum acontecimento não muito agradável em que envolva mais de uma pessoa, sua mente pode criar uma realidade que não corresponde a verdade e você pode acabar colocando em risco oportunidades e relacionamentos.

Esse texto foi baseado no trechinho do post "Das Conclusões" de Paulo Coelho, você pode ler a parábola aqui  

Nenhum comentário:

Postar um comentário