segunda-feira, 29 de abril de 2013

"O Retrato de Dorian Gray" de Oscar Wilde."


   É interessante como nossa sociedade ainda trabalha em superar e lidar com temas polêmicos e um desses temas, o homossexualismo, por incapacidade de reflexão, causou a morte prematura desse brilhante autor. Em 1895, após três julgamentos, Wilde foi condenado há dois anos de prisão por "cometer atos imorais com diversos rapazes", é incompreensível como à sociedade demora em evoluir e aceitar que uma pessoa pode ser diferente da outra e isso não será o fim do mundo e que isso, não lhe obriga a dar alguma parte do seu corpo, só por entender e aceitar um novo comportamento social. 


   A Prisão não foi diretamente o causador de sua morte, o que lhe matou foi a meningite. Mas, o tempo e a condenação acabaram com sua criatividade e acredito que morreu por ser incompreendido, como tantos outros em nossa história. No Romance "O Retrato de Dorian Gray" foi uma tempestade em sua época, considerado uma obra símbolo da juventude decadente e de suas criticas à cultura predominante na época, o que mais causou furor foi o conteúdo homoerótico.

(Nota do blogueiro:  Agora ... pára tudo! homoerótico no livro? onde? cadê? eu li já sabendo essa informação, mas não encontrei nada exagerado dentro do livro que possa lhe considerar conteúdo homoerótico, no máximo nossa imaginação pode brincar de ele é ou não é!. Mas essa questão não envolve nem o protagonista. Eu hein. )

    Apesar da citação "fazer critica a cultura predominante da época" essa afirmação pode ser levada a sério até nos dias de hoje. Dorian, segundo relatos de todos, era um rapaz de uma beleza extraordinária, onde todas as damas suspiravam por ele e depois de um acontecimento onde, após seu amigo pintar um retrato seu, ele não envelheceria mais e todas as marcas de sua vida ficaria em seu retrato, ele começa um verdadeiro culto a beleza e a viver a mocidade ao extremo. (lembra-se de narciso?)

    Talvez não tenha sido culpa de Dorian, afinal seu outro amigo Lord Henry foi o responsável por colocar algumas ideias em sua cabeça (Recomendo assistir o filme: A origem "Inception") e foi elas que causou seu idealismo por viver o culto da beleza e do prazer sem realmente se preocupar com as consequências. Fato é que, quantas vezes em nossas vidas nos levamos por ideias implantadas pelos outros em nossa mente? quantas vezes ouvimos que algo não vai dar certo, que o sonho é inviável e que o certo é o que a sociedade faz?.

     A beleza pode ser um ótimo acompanhamento para a inteligência, mas a beleza sozinha, como alvo principal de um objetivo, acaba sendo superficial e sabotadora, os perigos da vida, as oportunidades que são desenhadas no caminho, os relacionamentos interpessoais e muitas outras competências são característico de uma mente preparada.

 Corpo e Mente em Equilíbrio! 

  Para quem quer ler uma das melhores obras da literatura, segundo a lista da BBC, recomendo a leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário