domingo, 12 de maio de 2013

O primeiro pensador e a juventude humana

  


     Tales de Mileto é considerado como o primeiro pensador. Talvez naquela época ou antes, tivéssemos pensadores igual ou melhores que Tales, mas ele foi o primeiro a conseguir distribuir suas ideias e convencer as pessoas sobre sua causa. O que mais destaca-se em sua obra é a defesa da razão e da observação para explicar as coisas que aconteciam e não a utilização dos deuses que a antiga sociedade usava para explicar as coisas como eclipse, tempestades e secas e o comportamento humano.

     Isso foi entre 624 a 546 a.C. e muitos outros pensadores surgiram depois de Tales, mas será que em nosso tempo ainda existe indivíduos que usam a religião para definir o que é um comportamento certo ou errado? sem basear na razão e na pesquisa cientifica para comprovar o que é a felicidade? quais são os meios que podemos definir o que é um comportamento benevolente ou qual é a forma de amor correta? 

     Mas, se vamos ser pensadores realmente, vamos começar dos pontos em que as sociedades morrem de fome, o único sistema que conseguimos sobreviver é o capitalista e não conseguimos pensar em outro que seja efetivamente BOM e REAL do que esse, a educação é um caos, a saúde é desumana, as leis protegem os mais fortes e a sociedade é banal ao ponto de votar naqueles que fodem eles mesmos. 

      O correto é dizer que, a humanidade é muito jovem para entender que as ações no momento refletem por toda a vida terrestre e que as consequências surgiram quando a própria humanidade estiver idosa.  Fazendo essa comparação fica claro que, as coisas pequenas como um homem e seu ciclo de vida e uma coisa sem dimensões como a humanidade e sua existência, não são tão diferentes quanto pensamos. Tudo nasce, cresce, quebra a cara, sofre cicatrizes, aprende, tenta evoluir e morre. Mesmo quando pensadores desde muito tempo, alerto-nos para os perigos eminentes em nosso caminho.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário