segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A importância de respirar um objetivo

      É praticamente um fato que o ambiente tem sua participação na criação de nossa personalidade, quanto mais expostos em um determinado ambiente, mais informações positivas ou negativas iremos absorver e moldar nossas reflexões e decisões de acordo com o grau de exposição.        O que gera a seguinte pergunta: Podemos então de maneira artificial criar um ambiente que nos estruture e motive para o alcance dos nossos objetivos de vida?. 

          Pegamos como exemplo um lugar que não é nada motivacional, tratando-se de produtividade em atingir objetivos pessoais, como estudar para um vestibular, escrever um artigo, fazer um trabalho artesanal, seja qual for, estamos falando da nossa querida e confortável sala de estar. Tv a cabo, video game, computador, sofá confortável e aparelho de DVD, todas essas coisas focadas diretamente em nosso entretenimento não ajudará em nossos estudos, nossos trabalhos em casa ou em ter novas ideias, pois quando estamos pensando em nosso futuro, precisamos de um ambiente focado nessa necessidade. 


              A solução é criar em sua casa um pequeno espaço direcionado ao que você precisa. Na foto acima estamos vendo um ambiente criado para estudos, ideias, com diversos livros e material de criatividade, você não tem um sofá confortável, um aparelho de TV chamando sua atenção ou qualquer coisa do tipo. Olhe bem, não é necessário gastar muito para fazer um pequeno espaço em sua casa que ajude a realizar seus sonhos, que seja uma ferramenta.




              Outro ponto é quando falamos de motivar diariamente para que seus pensamentos e ações contribuam para o alcance do objetivo, tornando-os assim, um comportamento construtivo de rotina.

              O que isso significa afinal?.


              Existe uma lenda japonesa (Japoneses = Grandes realizadores de objetivos, alcança quase tudo que destina-se a fazer) de um boneco chamado Daruma, que é a representação de um monge indiano que alcançou a iluminação após meditar por nove anos, ele estava tão comprometido com seu objetivo que removeu as pupilas para que não dormisse durante a meditação. Com isso, ao pintar um olho do boneco você estará traçando um objetivo e somente vai pintar o outro após alcançar o mesmo. Normalmente coloca-se o boneco onde você possa ver todos os dias.



                                         

             Não há necessidade de você comprar um Daruma, caso não tenha gostado da cara de bravo dele, mas é importante colocar alguma coisa que te lembre do porque está lutando. Que seja uma foto de um lugar que queira conhecer, uma maquete ou simbolo que indique onde chegará no final do percurso, uma carta, um adesivo, seja lá o que for, é necessário que sua escolha esteja vinculada diretamente ao seu coração, seus sentimentos e que a cada passo errado ele faça você lembrar do motivo de estar lá.



                 Estar inserido em um ambiente motivador, visualizar diariamente o seu objetivo de vida, estar em contato com pessoas que chegaram onde você quer chegar  e continuar sempre fazendo ações positivas para seu crescimento é o significado puro de "Respirar um objetivo". Não existe meio termo quando estamos falando disso, afinal de contas tratasse de sua vida e não existe nada mais importante que você. 

                 Vamos ser francos, algumas vezes não será de primeira que vamos alcançar tudo que queremos, mas não veja isso como uma derrota, de forma alguma, a cada queda é um aprendizado que deve ser usado sabiamente. A maioria de nós fomos criados para sempre chegar em primeiro e ver o segundo lugar como um derrotado, ter sentimentos ruins em relação a isso, ter vergonha. Isso não é verdade, os segundos, terceiros e quartos lugares estão aprendendo como chegar no topo da montanha, quando cair, levante, aprenda, faça de novo e chegue lá. 



2 comentários:

  1. Caracaaaaaaaa você estava superrrr inspirado heim?! texto Mara *-* mesmooo! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Show adorei a abordagem simplista, mas realista! Parabéns! !!!

    ResponderExcluir